20.6.08









~














Tudo será construído no silêncio, pela força do silêncio, mas o pilar

mais forte da construção será uma palavra.




Tão viva e densa como o silêncio e que, nascida do silêncio,

ao silêncio conduzirá.



~



[


A continuidade do tempo é a sucessão de presenças e ausências, de elevações e quedas, de desaparecimentos no seio do aparecer, de enxames de sombras nos círculos luminosos.
O conhecimento desta dualidade leva o construtor a ter em conta o vazio e a sombra como condições da densidade e leveza da sua construção.
Assim na materialidade maciça do ser é necessário abrir concavidades e vazios para que o fluir do tempo se actualize na matéria com a musicalidade do ser.
A graça e o encanto das formas resulta desse jogo de luzes e sombras, de plenos e vazios, de formas côncavas e convexas, de planos e curvas, de tonalidades suaves e cores intensas.
A morada será como uma concha adormecida com largas e baixas janelas abertas para o mar e os campos monótonos de sobreiros e olivais, e de um terraço liso e vermelho avistar-se-à

também o mar e o horizonte e, à noite, o silencioso e cintilante harmónio das estrelas como um vasto leque imóvel e rutilante, soberanamente aberto.
Esta abertura do espaço cósmico fomentará a unidade que o construtor procura atravéz da dualidade do tempo.
A casa terá por isso a flexibilidade vegetal de uma planta e a transparência de um animal aéreo suspenso num voo largo e repousado, interminavelmente aberto à tranquilidade de um

puro espaço.













antónio ramos rosa o aprendiz secreto [ alterado
rafaela (un)dress [ foto









[( jardim de pálpebras de rosa ramos rio sombras e pássaros-amnióticos, aqui: desde o primeiro dia, sobre este chão quente - terra s, rio s, vento s, luz e treva s, front eiras, vo os e janela s, eco s e eco: um só eco de fé, esta estação, esta onde chego, a aprender uma outra voz, assim tão nua: do centro mais in contornável do in s tinto, em traça quase geo gráfica, eu me bli mundo, re conhecida nesta posse, eu, un dress, e eu, pessoa, es sência de ser, con sub s tanci ada in s crição, trans parência in tegral ( agudís sima, silfídica, ben dita luci dez: in finita mente cega: do amor de a mar - ( ~



.