30.8.14






A minha sombra sou eu




A minha sombra sou eu,

ela não me segue, eu estou na minha sombra


e não vou em mim.
Sombra de mim que recebo a luz,
sombra atrelada ao que eu nascia
distância imutável de minha sombra a mim
toco-me e não me atinjo,

só sei do que seria

se de minha sombra chegasse a mim.

Passa-se tudo em seguir-me

e finjo que sou eu que sigo,

finjo que sou eu que vou

e não que me persigo.

Faço por confundir a minha sombra comigo:

estou sempre às portas da vida,

sempre lá, sempre às portas de mim!












.poema de almadaNegreiros in poemas.forma alterada.fotos.summerFieldsSebastianPosse.inTheFields.DanL.seguido de


DUPLO



Um homem de bicicleta tão veloz que quase não o víamos

passou e gritou com uma voz rouca cuidado
mas antes de podermos reagir já ele passara
e antes de podermos ver já quase se perdera.
Devia ser um profissional, era ver como debaixo
do viaduto desapareceu, quase transparente, uma nuvem
de pó, não que se erguesse do asfalto, antes
cada vez mais e mais seguro por si mesmo se alcançar.





evaGerlacht
.Uma Migalha na Saia do Universo - Antologia da Poesia Neederlandesa do SéculoVinte.traduçãoFernandoVenâncio